Liderança que inspira mudanças pelo exemplo

Uma liderança eficaz não apenas comanda, mas também ensina e inspira os colaboradores pelo exemplo, posicionamento e atitudes. Ser capaz de guiar uma equipe de forma inspiradora é uma habilidade valiosa que traz inúmeras vantagens, tanto para gestão, quanto para o time e a empresa. Para te auxiliar nesta jornada de gestão eficiente, existem diversos conteúdos como, por exemplo, o curso Líder Coach do Sebrae Minas, que aborda como desenvolver esse perfil de liderança motivadora. 

Quem inspira pelo exemplo estabelece um padrão elevado de comportamento em uma organização. Ao demonstrar habilidades e valores desejáveis, cria também um ambiente em que o desenvolvimento pessoal e o crescimento profissional são valorizados. Assim, quem é liderado fica mais propenso a adotar atitudes positivas e se esforçar para alcançar um desempenho superior. 

Além disso, uma direção que mostra dedicação, ética e integridade, estimula seus colaboradores a fazerem o mesmo, construindo uma cultura de excelência. Educar pelo exemplo também aumenta a credibilidade. Quando ele pratica o que prega, ganha a confiança e o respeito das pessoas, afinal, as palavras são facilmente esquecidas, mas as ações deixam uma impressão duradoura. Essa credibilidade é fundamental para estabelecer relacionamentos sólidos e ter uma equipe coesa e engajada.

Outra vantagem de instruir dando o exemplo é o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos. Ao compartilhar sua experiência, a liderança capacita os outros a se tornarem melhores profissionais. Demonstrar abertura para aprender e admitir erros, permite ainda que seus colaboradores se sintam à vontade para experimentar, inovar e buscar soluções criativas. 

Por fim, uma mentoria que ensina pelo seu comportamento constrói relacionamentos fortes e estáveis. A abordagem inspiradora cria um senso de propósito e engajamento entre os liderados, que se sentem valorizados, resultando em motivação e lealdade. A confiança mútua e o respeito formam a base de conexões positivas e colaborativas, o que facilita o trabalho, a comunicação e a conquista de metas.

Quer saber como inspirar seu time pelo exemplo? Confira a seguir algumas maneiras!

Como ser uma liderança que inspira pelo exemplo

A habilidade de influenciar e motivar os outros pelas próprias ações é um traço fundamental de uma boa liderança. Veja abaixo algumas características de lideranças de alta performance nas empresas:

  1. Uma gestão inspiradora age com integridade e ética em todas as situações. Ela cumpre suas promessas, mantém a transparência em suas ações e toma decisões baseadas em valores sólidos.

  2. É apaixonada pelo que faz e demonstra dedicação em seu trabalho. Se esforça para alcançar os objetivos da equipe e transmite entusiasmo e energia.

  3. Se preocupa com as pessoas ao seu redor e demonstra empatia genuína. Está aberta para ouvir os outros, compreender suas necessidades e oferecer suporte.

  4. Busca constantemente melhorar suas habilidades e conhecimentos e está disposta a aprender com os outros, buscar feedbacks e se adaptar às mudanças.

  5. Enfrenta os desafios com resiliência e mantém uma atitude positiva mesmo diante das adversidades. Enxerga os contratempos como oportunidades de aprendizado e encoraja o time a superar obstáculos com determinação.

  6. É boa em comunicar e transmitir suas ideias e visão de forma clara e envolvente, inspirando os outros a seguirem sua direção. Ouve ativamente e valoriza as contribuições dos membros da equipe, promovendo um ambiente de comunicação aberto e colaborativo.

  7. Reconhece e celebra as conquistas individuais e coletivas, valorizando o trabalho árduo e o esforço dos colaboradores, expressando apreço e reconhecimento de forma sincera. 

Agora, para aprender a colocar essas habilidades em prática no dia a dia, vamos aprofundar na metodologia dos 7Rs que ajuda as gestões a serem mais eficazes!

Entendendo a aplicando a metodologia dos 7Rs

A metodologia dos 7Rs, criada pela consultora organizacional Betânia Tanure, é uma abordagem que visa auxiliar as lideranças nas empresas a desenvolverem ações alinhadas com a visão de futuro. Este método se baseia nos traços individuais e propõe diferentes direcionamentos para cada tipo de gestão. Vamos explorar cada uma das etapas dos 7Rs?

  1. Retirar: Neste primeiro passo, a direção identifica os traços que possui e quais deseja abrir mão. Pode ser um comportamento prejudicial que não contribui para seu desenvolvimento ou uma atitude desatualizada. Ao retirá-los, ela se liberta de elementos limitantes e abre espaço para novas abordagens mais eficazes.

  2. Reforçar: Aqui, a gestão reconhece o que já possui e deseja fortalecer. São características que contribuem positivamente para seu desempenho e que podem ser potencializadas. Ao reforçar esses traços, ela se torna mais confiante em suas habilidades e pode impactar positivamente sua equipe e toda a organização.

  3. Resgatar: Esse é o momento de identificar qualidades que já teve no passado e deseja retomar. Pode ser algo que se perdeu ao longo do tempo ou um comportamento que foi deixado de lado. Ao resgatar tais características, as lideranças reconectam-se com habilidades que foram importantes em sua trajetória e que podem ser valiosas em sua atuação atual.

  4. Ressignificar: É hora de avaliar os comportamentos que já tem e adequar seus significados e formas de atuação à nova realidade. É uma reflexão sobre como determinadas características podem ser adaptadas para um contexto em constante mudança. Ao ressignificar esses traços, é possível se tornar mais flexível e ser capaz de enfrentar desafios de forma inovadora e criativa.

  5. Renovar: Nesta fase, é necessário olhar para o que ainda não possui, mas que gostaria de desenvolver. São habilidades que seriam valiosas para o crescimento e efetividade na liderança.

  6. Recusar: Aqui, a direção identifica traços que não deseja incluir em sua atuação. São atitudes que não estão alinhadas com seus valores, princípios ou visão. Assim, ela estabelece limites claros sobre o que não está disposto a adotar, mantendo sua autenticidade e integridade.

  7. Reter: Por fim, é fundamental reconhecer o que possui e deseja manter. São condutas essenciais para sua identidade e que também trazem resultados positivos. Ao retê-las, preserva-se a autenticidade, continuando a oferecer o seu melhor para a equipe e para a empresa.

A metodologia dos 7Rs proporciona às lideranças uma estrutura clara para refletir sobre seus traços individuais e direcionar suas ações para alcançar uma visão de futuro desejada. 

Se você se interessa por este assunto ou quer se tornar uma gestão que inspira pelo exemplo e promove mudanças positivas em seu time, não deixe de conferir aqui mais sobre o curso Líder Coach do Sebrae. Nele, você aprende temas como autoconhecimento, valores pessoais, desafios, comunicação interpessoal, estratégias de coaching e muito mais, presencial ou online.

————————————————————

Leia também: