Ferramenta stop para neutralizar conflitos em sua equipe

A ferramenta STOP (que em inglês significa parar) é altamente eficaz e amplamente utilizada em diversos setores e ambientes de trabalho quando falamos em gestão. Ela é uma técnica eficiente para aprimorar a comunicação, especialmente em situações de tensão, conflito ou quando as emoções estão exacerbadas. 

Vamos explorar a origem, aplicação e os benefícios da ferramenta de gestão STOP, destacando sua importância no contexto contemporâneo? 

ORIGEM E IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA STOP

A técnica STOP tem suas raízes em diversas práticas e filosofias, incluindo a meditação mindfulness, terapias comportamentais e cognitivas, bem como abordagens de comunicação não violenta.

Embora não haja uma origem específica atribuída a ela, o método representa uma evolução de várias linhas de pensamento que enfatizam a importância da consciência, reflexão e empatia para melhorar a qualidade na resolução de conflitos.

O autor Tim Gallwey, em seu livro intitulado The Inner Game Of Tennis (O jogo interior de tênis) aborda o tema, explicando de forma simples como usar a metodologia nas empresas. A grande sacada do Tim foi perceber que reagir por impulso é uma escolha e não um comportamento natural das pessoas. A ideia por trás da STOP é proporcionar uma maneira de interromper padrões automáticos de reação, ganhando novas perspectivas para desenvolver uma resposta mais consciente, contribuindo para uma comunicação eficaz. Veja abaixo porque a aplicação desse método é valiosa para as lideranças: 

  • Ajuda os profissionais a estarem mais cientes de suas próprias emoções e reações. Isso evita respostas impulsivas que podem piorar a situação.
  • Incentiva a empatia e a consideração do ponto de vista da outra pessoa, o que é essencial para uma comunicação eficaz e para resolver conflitos.
  • Ao interromper a escalada de emoções e dar espaço para a reflexão, a ferramenta STOP pode evitar ou reduzir conflitos desnecessários dentro da equipe.
  • E ao proporcionar uma abordagem mais consciente e reflexiva, pode resultar em diálogos mais claros, respeitosos e construtivos nas empresas. 

Portanto, o uso da ferramenta STOP na comunicação é uma estratégia importante para lidar com situações desafiadoras, possibilitando interações mais produtivas e pacíficas. Mas como usar a ferramenta STOP, na prática?

APLICANDO A FERRAMENTA STOP

Como falamos anteriormente, a ferramenta STOP é um método estruturado para a gestão de situações desafiadoras ou complexas, visando a melhoria da tomada de decisões e a resolução de problemas. Baseado em quatro passos – Step Back (Dê um passo atrás), Think (Pense), Organize (Organize) e Proceed (Prossiga) – ela ajuda a fornecer clareza às lideranças antes de agirem. Vamos analisar cada uma dessas fases para aprender a usá-las em sua empresa?

  • Step Back (Dê um passo atrás)

Para colocar em prática essa metodologia, em primeiro lugar, é preciso tomar distância. Ela propõe que você se afaste emocional e mentalmente do cenário ou da situação em questão. É um momento para encontrar equilíbrio, permitindo uma visão mais ampla e objetiva do problema.

Com mais equilíbrio e clareza do caso, você terá um pensamento muito mais claro, afastando as emoções iniciais. 

  • Think (Pense)

O segundo passo para a mudança na dinâmica do pensamento, é alterar a sua perspectiva e se engajar em ideias difusas. Essa etapa busca uma desconexão momentânea do processo cognitivo atual para permitir o descanso ou o envolvimento em outro tipo de pensamento.

Uma vez que você encontrou um espaço para o pensar, Tim Gallwey  sugere algumas questões podem ajudar a ampliar a perspectiva:

  • O que estou tentando obter?
  • Qual é o propósito desse tema?
  • Qual interesse está em jogo? 
  • Qual a prioridade?
  • Essa ação está na direção adequada?
  • Quais são as prováveis consequências?
  • O que está faltando nessa questão?
  • O problema que estou trabalhando é o verdadeiro problema? Ou preciso investigar o que está por trás? 
  • Como outras pessoas-chave veem essa questão?
  • Quais premissas estou criando?
  • Que recurso eu poderia acessar e não estou usando?
  • Organize (Organize seus pensamentos e ações)

Para ter clareza na sequência de ações é necessário juntar os pensamentos, encontrar um sentido no planejamento e definir uma sequência de ações a serem executadas. Nessa fase, é fundamental organizar as ideias, planejar as ações e estabelecer prioridades antes de prosseguir. 

  • Proceed (Prossiga e atue de modo mais consciente)

Este é o momento de ação! Após as etapas anteriores, é hora de retornar à situação original, porém de forma mais consciente e focada. Para agir de maneira mais conectada e assertiva, leve em consideração o aprendizado das três primeiras fases e envolva a equipe no processo. Dessa forma, eles também entenderão os caminhos que o levaram a tomar determinadas decisões. 

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