O que é uma liderança de alta performance?

Para começar, vamos entender o significado do termo liderança. Ele se refere à capacidade ou habilidade que uma pessoa tem de influenciar e conduzir um grupo rumo a um objetivo comum.

Mas você sabe qual é a diferença entre um líder e um líder de alta performance? Um líder é alguém que exerce a direção, sendo reconhecido como referência por sua equipe. Já o líder de alta performance treina constantemente a sua equipe e seus talentos,  adotando uma abordagem colaborativa e empática com o time. É um estilo de gestão que se caracteriza por ouvir os liderados, demonstrando interesse em compreendê-los.

O líder de alta performance é aquele que usa técnicas, conceitos e ferramentas de coaching (do inglês, treinar) para direcionar sua equipe a diagnosticar melhor os problemas, identificar as opções, desenvolver estratégias e estabelecer metas e planos de ações. Ele utiliza perguntas para estimular reflexões, sem impor soluções. O seu foco está em desafiar o time, proporcionando um ambiente seguro e motivador.

Este tipo de líder  sabe também dar feedback de maneira assertiva sem causar ressentimentos, buscando o desenvolvimento e o crescimento dos colaboradores. Além disso, valoriza a autonomia e o potencial de cada um, estimulando o autodesenvolvimento e a auto-responsabilidade. Este tipo de gestor atua como um facilitador, apoiando o crescimento profissional e pessoal, ao invés de apenas dar ordens.

Neste perfil de liderança, a criação de um ambiente de confiança e respeito mútuo, no qual as pessoas se sentem encorajadas a assumir riscos, a aprender com os erros e a buscar constantemente a melhoria, é estimulado. Ela promove ainda o engajamento, a criatividade e o emponderamento, resultando em um clima organizacional mais positivo e produtivo.

Geralmente, as empresas que adotam este tipo de direção conquistam melhores resultados, conseguem crescer e se destacar no mercado. A liderança é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada e, para isso, existem excelentes cursos e treinamentos. Acesse o curso do Sebrae Minas e veja como se tornar um gestor mais eficiente e qualificado.

Agora que já entendemos o significado do termo, vamos conhecer quais são as características de um líder de alta performance?

Habilidades do líder de alta performance

Para se tornar um gestor que consegue extrair o melhor da sua equipe, aprimorando qualidades e desenvolvendo pessoas, é preciso trabalhar alguns atributos importantes. São eles:

1- Responsabilidade: saber assumir sua parcela de contribuição na construção dos resultados positivos e também nas falhas e desafios encontrados.

2- Comunicação: é preciso desenvolver a assertividade por meio das palavras, com mensagens claras e específicas, além de usar questionamentos estratégicos para motivar sua equipe.

3- Escuta ativa: saber dar atenção aos detalhes relevantes, direcionando sua concentração.

4- Empatia: buscar entender sempre o ponto de vista do interlocutor, para ampliar assim, a sua própria visão sobre determinado assunto.

5- Visão Sistêmica: enxergar, analisar e compreender o contexto, com foco na construção do melhor resultado.

Vantagens da liderança de alta performance

Como já falamos acima, as empresas que contam com profissionais com este perfil de gestão, performam melhor e se destacam no mercado, criando vantagens competitivas. Confira a seguir alguns resultados geralmente alcançados por um líder de alta performance:

  • Consegue eliminar obstáculos;
  • Gera equilíbrio;
  • Acelera o desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Alinha os objetivos pessoais e organizacionais;
  • Define foco e metas;
  • Proporciona maior autoconhecimento;
  • Eleva o nível de responsabilidade e compromisso;
  • Favorece a proatividade e iniciativa;
  • Estimula a criatividade e inovação;
  • Potencializa talentos, habilidades e dons;
  • Aumenta a motivação.

Ser um líder de alta performance é se colocar na posição de um mentor e guia. Por isso, mais do que direcionar, ele tem a função de descobrir e treinar talentos. Vamos entender mais sobre esse papel de desenvolver profissionais a seguir. Mas até aqui, queremos enfatizar a importância do seu desenvolvimento. E assim você pode considerar participar de uma das edições limitadas do nosso curso. Basta conferir nossa agenda e se registrar para receber mais informações de novas turmas.

Desenvolvimento de talentos

Trabalhar com foco em descobrir e desenvolver talentos é fundamental para o sucesso de um negócio. Ao investir na capacitação de colaboradores com grande potencial, a organização se posiciona de forma estratégica, preparando-se para os desafios futuros e garantindo um fluxo contínuo de funcionários altamente qualificados.

Uma das atribuições de um líder de alta performance é justamente criar uma cultura de aprendizado, incentivando seus liderados a desenvolverem capacidades essenciais, como resiliência, adaptabilidade, confiança e criatividade, melhorando não só seu desempenho atual, como os preparando para novos cargos e funções.

Ao construir um ambiente de desenvolvimento contínuo, ele encoraja os profissionais a explorarem seu potencial máximo, o que faz com que busquem novos desafios e oportunidades de crescimento, enfrentando obstáculos sem medo e adaptando-se de maneira mais fácil às mudanças do mercado.

Em um mundo cada vez mais competitivo, é necessário focar no capital humano, garantindo assim a sustentabilidade e o sucesso da empresa a longo prazo.

Depoimento Erika Fonseca – Diretora de DHO Gellak

Se você se interessa por este assunto ou quer se tornar um líder de alta performance, não deixe de conferir aqui mais sobre o curso Liderança de Alta Performance – Metodologia Líder Coach do Sebrae. Nele, você aprende temas como autoconhecimento, valores pessoais, desafios, comunicação interpessoal, estratégias de coaching e muito mais, de forma presencial ou on-line.

————————————————————

Leia também: