Veja como aplicar o modelo GROW em sua empresa

O GROW é uma metodologia de gestão que ajuda as lideranças a estruturar ideias e rotas por meio de processos simplificados e práticos. É considerada pelos especialistas em empreendedorismo, como uma excelente alternativa de aceleração dos resultados das empresas. 

O modelo GROW (que em inglês quer dizer crescimento) foi criado por John Whitmore em 1988. O método se popularizou com o livro “Coaching para o Desempenho – Os Princípios e Prática do Coaching e Liderança” e, desde então, tem sido amplamente adotado e adaptado por profissionais de diversas áreas para melhorar a performance das corporações.

Sua metodologia é composta por quatro fases distintas: Goals (metas), Reality (realidade), Options (opções) e Will (vontade). Essas etapas ajudam as gerências desde a elaboração das metas até a criação de um plano para alcançá-las, sejam elas individuais ou coletivas.

Quer entender como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados e se destacar no mercado? Vamos explorar a seguir cada uma dessas fases e aprender como utilizá-las para potencializar sua performance!

Aplicando o modelo grow para impulsionar seu crescimento

Como falamos, o GROW é uma ferramenta eficaz para estruturar e facilitar o planejamento das empresas. Para compreendê-la, antes de mais nada, é preciso entender o seu passo a passo. Abaixo passamos por cada um de seus momentos, explicando como colocá-los em prática:

1- Metas (Goals):

A primeira etapa do modelo GROW consiste em estabelecer metas claras, identificando o que se pretende alcançar. As metas devem sempre ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e ter um prazo determinado para serem atingidas. Comece com perguntas sobre quais são os resultados desejados e sua ordem de importância para o negócio, para assim, criar a sua relação de objetivos. 

2- Realidade (Reality):

A segunda fase envolve avaliar a situação atual de forma holística. É indispensável analisar onde você está em relação aos objetivos desejados e citados nas primeiras perguntas respondidas na etapa anterior. Neste momento você também irá identificar os pontos fortes e áreas de melhoria, recursos disponíveis, obstáculos e desafios que podem influenciar o alcance das metas que você, seu time ou empresa desejam. 

3- Opções (Options):

Já nesta etapa, o foco é desenvolver estratégias para alcançar os resultados almejados. É hora de explorar a criatividade, além de diferentes caminhos e abordagens. Avalie alternativas e considere a viabilidade e eficácia de cada uma das opções sugeridas. Encoraje os colaboradores ou a equipe a trazer ideias com perguntas como “O que mais você poderia fazer?” e “Quais são suas alternativas?”

4- Vontade (Will):

A última etapa, mas não menos importante, é a definição de um plano de ação. Aqui é preciso determinar o que será feito, como, quando e por quem. Não se esqueça que um bom planejamento deve ser realista, sustentável, com responsabilidades pré-estabelecidas e com prazos claros.

Aplicar o modelo GROW de forma sistemática faz com que indivíduos e equipes possam melhorar seus resultados, atingir metas com mais eficiência, tomar decisões embasadas e desenvolver habilidades necessárias para o sucesso. A estrutura proporcionada por este conceito permite um processo de crescimento contínuo e alinhamento entre objetivos e ações, impulsionando o progresso e promovendo a excelência.

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